sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Tudo a seu tempo


Se a pressa é inimiga da perfeição, a ansiedade deve ser amiga íntima da pressa e a impaciência, irmã gêmea. Taí duas características que me dominam; ansiedade e impaciência. Saber esperar não é uma virtude minha. Pelo contrário, me corrói só de pensar.
Saber que a paciência não é uma virtude que eu tenha me faz admirá-la ainda mais. Conheço poucas pessoas que são naturalmente pacientes e o convívio com elas é bem agradável. Me obrigo a ser paciente, mas por não ser algo fácil de se adquirir, vivo perdendo o controle. É muito mais fácil explodir do que manter a calma. É muito mais fácil ir atrás do que esperar que as coisas aconteçam. Se você é preguiçoso com certeza não vai concordar com essa frase, mas se não é, sabe como a coisa funciona.

Ter de esperar é uma verdadeira tortura! E a impressão que dá é que o tempo corre mais lento quando você quer que ele passe mais depressa. E ser uma pessoa ansiosa e impaciente só agrava isso. Você se corrói por nada. Porque tudo acontece no seu devido tempo.

Esses dias aprendi uma lição nova. Não que eu vá agora deixar a ansiedade e a impaciência de lado, (bem que eu queria, ansiedade dá gastrite e baixa a imunidade!) não. Mas eu vou me esforçar em dobro para manter o autodomínio e deixar que as coisas aconteçam naturalmente. Afinal, nem Deus fez o mundo num só dia.

Achei umas frases legais que me ajudarão a pensar duas vezes antes de mandar a minha relativa paciência para os ares!


"Todas as falhas humanas provêm da impaciência." (Franz Kafka)

"A paciência é a fortaleza do débil e a impaciência, a debilidade do forte." (Immanuel Kant)

"A impaciência é um grande obstáculo para o bom êxito."
(Napoleão Bonaparte)

"Talvez haja apenas um pecado capital: a impaciência. Devido à impaciência, fomos expulsos do Paraíso; devido à impaciência, não podemos voltar."
(Franz Kafka)

"A própria esperança deixa de ser ventura quando a impaciência a acompanha." (John Ruskin)

"Todos os erros humanos são fruto da impaciência, interrupção prematura de um processo ordenado, obstáculo artificial levantado ao redor de uma realidade artificial." (Franz Kafka)

3 comentários:

  1. "A paciência é a fortaleza do débil e a impaciência, a debilidade do forte." (Immanuel Kant)

    Essa frase me acompanha desde os meus 16 anos. Ótima!

    Beijos, Fá.

    ResponderExcluir
  2. Também acho que esperar é uma tortura!!!

    Só hoje descobri que em maio vc esteve no meu blog! Que bom que gostou.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente.... ter que esperar eh uma torturaaaaa

    ResponderExcluir