sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Eu acredito, sim, no livre-arbítrio!


Essa mania que as pessoas têm de dizer que tudo é culpa ou causa do Destino realmente me irrita.
Quando tais afirmam isso é como se estivessem dizendo a elas mesmas e ao resto do mundo que nós não temos escolha, pois não importa o que façamos para reverter a situação ela vai acontecer.
Não quero através deste texto entrar numa polêmica, mas confesso que o livre-arbítrio se faz necessário em todas as situações da vida. Mesmo em coisas triviais, como também nas coisas sérias. A gente tem sim uma escolha, seguir ou não seguir, acreditar ou não acreditar, comer ou não comer o "fruto" que nos é oferecido diariamente.
Saber que o poder de fazer o que bem entender está nas suas mãos aumenta as responsabilidades, aumenta os riscos. E talvez seja por isso que muitos preferem acreditar que algo como o destino pode decidir por eles ao invés de eles mesmos.
Quando Deus disse a Adão e Eva que não comece do fruto, será que eles não tinham escolha? É claro que tinham, e não só tinham como de antemão sabiam quais seriam as consequências. Mesmo assim eles assumiram o risco de comer. Era o destino deles morrer, comendo ou não o fruto? Ou eles poderiam ter um futuro diferente se optassem por uma outra decisão? (Isso aqui é só um exemplo, e eu creio que você já deve saber a resposta.)

Seu destino é você quem faz através do seu livre-arbítrio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário