quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Para que ninguém a quisesse - (Marina Colasanti)


Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as jóias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos. Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair.
Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras. Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela. Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos. Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido em uma gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.
In: Conto de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. P. 111-2.

7 comentários:

  1. Poxa, que pena que você não gosta da Lena. Quanto ao lance de ganhar o jogo, acho que a questão está na competição saudável :)

    Sobre o seu blog, adorei seus textos :)

    ResponderExcluir
  2. Que bonitinho... gostei do texto... vc tava lendo esse livro ou achou na net? ... gostei..

    ResponderExcluir
  3. Luh, achei esse fragmento mt tempo atrás num livro do colégio, daí procurei na net p/ postar aqui. Fikei encantada qd li na época.
    =)

    ResponderExcluir
  4. oi vou apresentar este texto hoje, na minha cidade, para a Marina Colasanti,na fundação cultural, está tendo feira do livro, recebi a noticia hoje, eu e uma amiga montamos um esquete já à dois anos sobre este texto.
    tenho orkut só me encontra como Alana Hauptt
    tudo de bom beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse foi um dos mais belos textos que já li... Leveza e sutilidade que nos falam ao coração.... Lindo demais, aliás, Marina Colasanti é perfeita!!!

    ResponderExcluir
  6. Sim! O texto é excelente e o modo como ela o escreveu é realmente tocante e envolvente. ;)

    ResponderExcluir