segunda-feira, 5 de abril de 2010

Todo mundo merece uma segunda chance?


Muito foi dito, muito foi polemizado, muito foi especulado sobre o recente vencedor do BBB10, Marcelo Dourado. Mais do que polêmico, Marcelo foi um grande estrategista, impecável jogador e contou um pouco com uma certa ajuda da sorte. Talvez isso o tenha feito ganhar o jogo, e é claro, o favoritismo do grande público; sua habilidade em jogar. Mas isso não foi o que mais me fez percebê-lo em ação.
Não acompanhei muito esse BBB10, mas o que vi me possibilitou enxergar qualidades em um ser humano, apesar de suas falhas e ignorância em determinados assuntos.
Então, vâmo lá? O que me chamou a atenção nesse "Ogro domesticado"?
Primeiro, logo no início do jogo fiquei muito impressionada por vê-lo chorar. Quem me conhece sabe que não resisto ao choro de um homem. Ainda mais quando este chora por ter sido rejeitado. De verdade, deu vontade de acolhê-lo, colocar no colo, abraçar, essas coisas, que de bom grado fez a Lia.
Segundo, seu espírito de vencedor. Nem de longe qualquer outra pessoa na casa do BBB tinha explícita no olhar a ânsia pela vitória. Não apenas por necessidade ou sonho a realizar, mas também para a sua própria superação. E como pequena esportista que sou bem sei que tal ânsia é NATA em um atleta, que dirá em um samurai.
Terceiro e não menos importante, foi "dito" a ele, meio como um pré-aviso: VOCÊ TERÁ UMA SEGUNDA CHANCE. NÃO A DESPERDICE!
O que faz de nós merecedores de uma segunda chance? O que nos torna capacitados para recebê-la? O que seria:
- As grandes burradas que cometemos ao longo da vida e que lutamos inutilmente para consertar?
- A necessidade de andar de cabeça erguida por tentarmos e tentarmos dar o nosso melhor sempre?
- A humildade com que lidamos com os problemas da vida mesmo quando somos esmagados por eles?
- A coragem por dar a cara para bater mesmo sabendo que a vida não será nem um pouco amigável?
- Simplesmente perder a fé?
Qualquer que seja a razão que nos faça merecer uma segunda chance não anula a razão que fez de Marcelo Dourado um merecedor.
Não estou aqui nem para fazer dele um heroi nem para torná-lo o vilão da história. Até porque não estou levando nem um centavo do 1,5 milhão que ele ganhou, e, sua vida em si (seus ideais, suas escolhas, a quantidade exorbitante de palavrões que fala, suas tatoos polêmicas, ou sua orientação sexual) não me diz respeito. Não tenho nada a ver com isso, apesar de ter, sim, uma opinião sobre, mas, nas palavras de C.B Jr: "eu estou aqui pra aprender, não pra julgar".
Percebi que, as marcas levemente cicatrizadas na sua alma faz com que lembremos de nossas próprias feridas. Sua capacidade de sempre se reerguer, como bom lutador que é, depois de cair de cara inúmeras vezes não o impediu de se jogar. Pelo contrário, fez com que seu voo fosse ainda mais plano e mais alto. As várias tentativas na decolagem permitiram a ele uma experiência que só se adquire quando se tenta, quando se tenta muito.

É por isso que eu sempre digo: SE JOGA!!!


PS: TER POSTADO ESSE TEXTO AQUI NÃO FAZ DE MIM UMA HOMOFÓBICA OU FAZ?!?!?! o.O

7 comentários:

  1. homofobica!!!!!!!!!!!!! brimks, o texto ficou massa fabi.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhhhhh Homofobica ou não... EU ADORO O DOURADOOOOO!!! rsrs apoio o texto!!

    ResponderExcluir
  3. Não digo que o Dourado é um exemplo de pessoa, mas digo que a vitória dele é um GRANDE exemplo de que todo ser humano, sem excessão, merece uma segunda oportunidade devido a deficiência de desfrutar da primeira.
    Lutar pela vitória é uma virtude humana, e apesar de todos os defeitos do Dourado, ele merece aplausos por isso, afinal de contas, ele mostrou que mudou pra melhor se artificializar, ou seja, sem precisar se fazer de santo.

    Ótima postagem, Fabi.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Ahh homofobica naum !
    O texto tah perfeito cara, até nos ajuda a pensar nas pessoas que precisam de uma segunda chance.

    Amei o Textoo e por mais q eu nao estivesse torcendo pelo Dourado ele se mostrou um verdadeiro jogador!!
    E desde o começo ele mostrou que veio para jogar,mas nunk pensei que viesse para GANHAR!!

    Texto perfeito amigah, arrasou!

    ResponderExcluir
  5. Nunca Homifobiicaaa, isso é uma questão de opinião !!

    E quanto ao texto é de ótima qualidade, bem, sinceramente ter uma mente brilhante é questão de dom não?

    Concordo com cada linha do texto e apoio o campeão dourado pelo exelente jogador que se mostrou, claro, obviamente, que não concordo com todos pensamentos e atitudes dele, mas se mostrou ser um homem integro e de palavra, adjetivos q hoje em dia são raros por isso minha admiração.

    Fabby, minha prima,meu orgulho ... parabéns pelo texto,beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Nossa, nem tenho o que falar, seu texto é espetacular, muito bem escrito e bolado, acho que vc deveria tentar letras, porque realmente vc arrasa escrevendo!!
    demaiss

    ResponderExcluir
  7. Srta Sullivan escrevendo sobre BBB, e ainda por cima em defesa de Dourado é realmente um caso Freudiano rs E Rachel escrevendo sobre os dois, um caso de hospício! Minha psicanálise de botequim diz que essa é uma tentativa (camuflada) de elaborar um conflito interno mediado pela persona de Dourado. (Think About) Em linhas gerais sua vitória é reflexo da inversão de valores da sociedade contemporânea. O mundo é dos espertos! Os bonzinhos só se fodem! Sinto-me particularmente ferida quando percebo a HOMOFOBIA ( ainda que velada )como um dos pilares da vitória dourada. Não! Não sou OBECEDADA como diria Dona Sueli de Moraes. rs Sou crítica e analista. Escrevo com a propriedade de quem sente na pele a HOMOFOBIA! É INADMISSÍVEL a defesa de um ser que professa as declarações a seguir:

    http://www.youtube.com/watch?v=RLMky_J_8VE

    http://www.youtube.com/watch?v=HL7VF3Lbfuw

    http://www.youtube.com/watch?v=5mguAVQWqRk

    ResponderExcluir