quarta-feira, 3 de novembro de 2010

R.E.S.P.E.I.T.O


res.pei.tar- 1. Tratar com reverência ou acatamento, honrar. 2. Por atenção ou importância a, considerar. 3. Não agir contrariamente a (decisão, orientação, regra); acatar. 4. Agir de modo que não fira, não prejudique ou não ofenda (alguém) ou não destrua (algo).

Muitas pessoas desconhecem tal significado. E as que conhecem, vez por outra deixam de por em prática. Podem atirar a primeira pedra, esta que vos fala deixou a desejar. Aconteceu esta semana. Por isso fui movida a postar sobre o assunto.

Talvez pareça pura hipocrisia da minha parte querer falar sobre algo que eu mesma não coloquei em prática. No entanto, é exatamente isso que eu gostaria de trazer a atenção.

É muito fácil agir de modo que fira ou ofenda alguém, ainda que involuntariamente. Quando uma pessoa demonstra respeito por você, você se sente no dever de respeitá-la também, por maior que sejam as diferenças entre vocês. Mas quando uma pessoa não faz isso, meu amigo, você pega o embalo, você também não corresponde. E é aí que você peca. Perde totalmente a razão.

O ditado é certo: 'quando um não quer, dois não brigam'. Mas Frejat mostrou entender a raça humana quando escreveu: "se você quer brigar... pode vir quente que eu estou fervendo". E na maioria das vezes é assim que funciona. Mas não tem que ser assim.

Recentemente, uma pessoa muito sábia me disse que "talvez pessoas amantes das flores tenham uma sensibilidade em comum e inerente... Às vezes a intimidade com a natureza nos torne tão serena quanto elas, a ponto de, como você [eu] disse, não 'entrar numa' com ninguém".

Sendo assim, é tempo de ROSAS. Procurarei cultivar as minhas para não 'entrar numa' novamente.


PS: 'RAZÃO OU FELICIDADE?' Um pouco de ambas estaria de bom tamanho, pero sin desrespeitar a nadie.

3 comentários:

  1. EU PESSOALMENTE CONCORDO,RESPEITO É BOM E QUEM NÃO GOSTA?
    A UM TEMPO ACONTECEU ALGO COMIGO QUE ME DEIXOU FRUSTRADA:
    FUI COM ALGUMAS AMIGAS NA PIZZARIA E POR UM ACASO COMECEI A PROCURAR ALGO NA MINHA BOLSA,EU TIREI TUDO,AÍ UMA DAS "AMIGAS" TIPO VIU UMAS PULSEIRINHAS QUE EU TINHA E ME DISSE "ME DÁ AÍ" AS OUTRAS ME DÁ,ME DÁ EU QUERO,EU FIQUEI CHATEADA PORQUE QUANDO COSTUMO DAR PRESENTES EU SEMPRE DOU COM O PRAZER DE DAR TIPO NÃO DOU FORÇADO E TAMBÉM GOSTO DE FAZEM EMBRULHOS E TAL,MAS AÍ SOU UMA PESSOA QUE POR MAIS QUE ME DOA GOSTO DE MANTER A PAZ,ENTÃO EU ACABEI DANDO,ALGO QUE ME DOEU MUITO,NÃO PELAS PULSEIRA,MAS ERAM AS MINHAS COISAS,NÃO PODIA RESPEITAR AO INVÉS DE FICAR "ME DÁ,ME DÁ",SE FOSSE PRA DAR EU TERIA DADO QUANDO COMPREI E NÃO ALGO QUE TAVA NA MINHA BOLSA E QUE EU USAVA.
    FIQUEI MUITO FRUSTRADA COM OQUE ACONTECEU!
    MAS É ISSO,NA VIDA SOMOS DESRESPEITADOS DE DIVERSAS MANEIRAS,MAS É O AUTODOMÍNIO QUE NESSAS HORAS TEMOS QUE TER,EM ALGUMAS HORAS PARECE IMPOSSÍVEL,MAS DEIXAR DE ACREDITAR QUE NÃO VAI RESOLVER NADA.
    BJCS A TODOS!

    ResponderExcluir
  2. Excelentíssima postagem de hoje, Fabby. RESPEITO. Algo que todos querem, mas nem todos fazem por merecer.
    Muitas coisas nessa vida não tem a obrigatoriedade de ser recíproco, mas o RESPEITO é uma lei entre os humanos. Lei que ninguém pratica, e quando alguém infringe, ninguém também condena. Mas nós, minorias, sempre nos empenhamos para que sejamos mutumente respeitados.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Será diferente se alguém aprender a ler e a usar no dia-dia... nem sempre as pessoas aprendem com os erros dos outros e nem sempre aprendem com seus próprios erros... complicadoo... Respeito, todo mundo quer... quase ninguém o tem... rs

    ResponderExcluir